UCDB Dinheiro #47: Será apenas uma marolinha?

Leandro Tortosa e Michael Franco

“Lá [nos Estados Unidos], ela é um tsunami; aqui, se ela chegar, vai chegar uma marolinha que não dá nem para esquiar”. A célebre frase foi dita pelo ex-presidente Lula em 2008 durante a chamada “Crise do Subprime”, nos Estados Unidos. Quando o mundo todo esperava apreensivo pelas consequências da queda da maior economia do planeta, o então chefe do país decidiu tranquilizar os brasileiros.

Mas será que vai ser sempre assim? Podemos contar com a sorte e aguardar uma marolinha em todos os cenários? É justamente isso que o professor Leandro Tortosa comenta no episódio de hoje do UCDB Dinheiro. “A história sempre nos ensina que nós devemos olhar com muito cuidado aquilo que aconteceu no passado, para tentar repetir os acertos e não os erros”.

Antes, um pouco de contexto. Entre 2005 e 2006 os EUA estavam com juros muito baixos e havia grande incentivo para a venda de imóveis aos mais pobres. Em certo momento, os incentivos tamanhos que as pessoas passaram a hipotecar não apenas das casas compradas, mas de outras também.

Os preços dispararam, cada vez mais gente fazia isso, os bancos viram nisso uma oportunidade e criaram fundos. Quando a taxa de juros voltou a subir, os preços dos imóveis caíram e as pessoas deixaram de pagar as hipotecas. A bolha estourou e eis a “Crise da Subprime”.

O cenário é parecido atualmente. O governo brasileiro incentiva o financiamento de imóveis para quem tem baixa renda, os preços dos imóveis estão em alta e a crise da grande imobiliária chinesa Evergrande nos acende um alerta. “Será que essa alta vai durar muito tempo? A crise vai ser controlada pelo governo chinês? Vai afetar o Brasil? Só o tempo dirá”.

Por isso é importante olhar o mercado com temperança, moderação e muito cuidado. “Principalmente naquelas decisões de tentar ganhar dinheiro a todo custo e a curto prazo”.

Não entre em um tsunami, se ligue no professor Leandro Tortosa: