Vacina da Covid-19: Pfizer aprovada no Reino Unido e Brasil no radar

Karina Anunciato e Michael Franco

REUTERS/Dado Ruvic

O Reino Unido aprovou a vacina da Pfizer e BioNTech contra a Covid-19 e se tornou o primeiro país ocidental a liberar uma vacina, à frente das decisões dos Estados Unidos e da União Europeia.

A autorização emergencial abre caminho para a distribuição da vacina que a Pfizer e sua parceira alemã disseram ser 95% eficaz na prevenção da doença. A vacina estará disponível no Reino Unido a partir da próxima semana.

A Pfizer planeja pedir à Anvisa nos próximos dias, o pedido de autorização emergencial para o uso da vacina no Brasil. A diretora-médica da Pfizer Brasil Marjorie Dulcine disse que a empresa já está analisando as regras da agência para entrar com o pedido.

Enquanto isso no Brasil…

Na audiência da Comissão Mista do Congresso Nacional, ontem, o ministro da saúde, Eduardo Pazuello explicou sobre a gestão dos testes para detecção da covid-19 e nos esclarecimentos sobre as reuniões com laboratórios das vacinas em fases avançadas.

Pazuello disse aos parlamentares que poucas vacinas atendem às necessidades do Brasil.  Ele indicou que o governo monitora de perto 11 vacinas que estão na fase 3 de testes e já se reuniu com seis fabricantes. Mas, segundo ele, um número ainda menor deve se mostrar viável para o Brasil no curto prazo. 

Ouça todos os detalhes deste assunto no destaque do Jornal das Sete: